TV

A televisão aberta da Austrália me surpreendeu de verdade. Eles tem pelo menos 6 canais, agora com o sinal digital tem ainda mais alguns, e qualidade da imagem é muito boa. Mas não foi isso que me surpreendeu. O que me chamou a atenção foi o nível de respeito ao telespectador. Até hoje eu não vi nenhuma propaganda com mulher semi-nua fazendo insinuações sexuais, ou programas que apresentam baixaria, piadas sujas que da até vergonha de ouvir, ou ainda dançarinas com peitos e bundas a mostra como se fosse a coisa mais normal da face da terra. Até as propagandas de cerveja por aqui são respeitosas.

Estou falando do conteúdo que passa durante o dia e no começo da noite, eu não costumo assistir TV depois das 10:00 da noite, então não posso falar sobre o que passa depois desse horário.
O fato é que por aqui eu posso ligar a TV sem ter medo de encontrar uma mulher praticamente pelada fazendo insinuações sobre sexo para tentar vender uma marca de cerveja. Eu me sinto a vontade de ligar a TV perto de uma criança ou dos meus pais e assistir um programa de auditório ou uma série sem ficar constrangida pela sujeira que esta sendo apresentada na telona.
Não estou falando que a TV daqui é perfeita, tem muita coisa que eu não assisto porque não acho útil ou não me interesso mesmo. Mas eu gosto de ser respeitada, e o fato de eu poder ligar a TV sem ser bombardeada por pornografia e palavras de baixa calão é muito importante para mim. Quem quiser ver e escutar essas coisas, pode alugar um vídeo ou acessar a internet.

Acho que fiquei surpresa também porque antes de ver uma outra TV aberta que não fosse a brasileira eu pensava que não tinha jeito mesmo. Que para ter audiência os produtores e publicitários tinham que fazer as coisas daquele jeito. Mas agora eu sei que isso não é verdade, aqui a TV também tem grande audiência e vende produtos muito bem. Mesmo mantendo um bom padrão de qualidade. Então acho que ainda tem esperança para a TV no nosso Brasil.

A opinião pública faz toda a diferença. Estive conversando com uma amiga minha daqui e ela disse que há um tempo atrás eles colocaram o tal do Big brother no ar, mas que não durou muito tempo, foi só uma temporada e já colocaram outro programa no lugar, isso porque a opinião pública achou que era muita baixaria e ninguém estava confortável com aquele tipo de programa, ou seja, não teve audiência, tiveram que mudar o programa.

Quero deixar claro que quando faço esse tipo de comparação entre Brasil e Austrália não é para desmerecer ou desfazer do meu país, eu torço para que o Brasil de certo e quem sabe um dia seja um país onde as pessoas querem ir para morar devido a qualidade de vida que ele oferece. Mas por enquanto isso não é a realidade e as vezes é bom saber que essa realidade poderia ser diferente.

Deixe um comentário